Grandes avanços na área da oftalmologia permitiram a melhora e a devolução da visão a diversas pessoas. Um destes avanços é o uso da injeção intravítrea de antiangiogênico, usada para o tratamento das diversas doenças que afetam a retina.

Essa técnica revolucionou o tratamento oftalmológico e ajuda a salvar a visão de milhares de pacientes no mundo todo. Apesar de parecer dolorosa e complicada, ela gera muito pouco desconforto e é bastante segura.

Ficou interessado no assunto? No post de hoje, explicaremos como funciona a injeção intravítrea e como ela é usada no tratamento de doenças oculares. Continue a leitura para saber mais!

O QUE É A INJEÇÃO INTRAVÍTREA DE ANTIANGIOGÊNICO?

Nas injeções intravítreas, de modo geral, a medicação é aplicada diretamente no vítreo (região interna e posterior do olho). Existem 2 tipos principais de medicamentos que podem ser injetados: os antiangiogênicos (que impedem a formação de novos vasos ou neovasos) e os corticoides (anti-inflamatórios).

Também podem ser aplicados antibióticos bactericidas e fungicidas, de acordo com o tipo de infecção. No entanto, neste artigo focaremos nas injeções utilizadas para o tratamento da retina, principalmente os antiangiogênicos.

Tanto os corticoides quanto os antiangiogênicos são aplicados para o controle de doenças que levam ao edema ou hemorragia da mácula (região central da retina). O procedimento em si dura poucos minutos.

O paciente chega ao hospital ou clínica com 30 ou 60 minutos de antecedência, para fazer a dilatação da pupila e a aplicação de colírio anestésico. Não é necessário usar a anestesia geral, apenas local (gel ou colírio). Em seguida, o médico realiza a aplicação, sendo que o procedimento é rápido e indolor.

Dentro de poucos dias, a pessoa já pode voltar a realizar suas atividades cotidianas mais leves. Os exercícios físicos mais intensos podem ser praticados uma semana após o procedimento. A única contraindicação para a realização da injeção intravítrea é a ocorrência de infecção ocular, que deve ser tratada antes do procedimento.