ASTIGMATISMO
Neste caso a córnea é mais curva em eixo do que no outro,
provocando uma imagem distorcida tanto para longe
quanto para perto.

Cirurgia de astigmatismo

A partir dos vinte anos de idade, caso o erro refrativo esteja estabilizado podemos realizar cirurgia de astigmatismo. A operação ou cirurgia tem como finalidade a correção do astigmatismo, restituindo desta forma uma visão normal aos doentes sem necessidade de uso de óculos ou lentes de contato. A cirurgia para astigmatismo pode ser efetuada com laser (cirurgia LASIK) até 6 dioptrias ou através de lente intra-ocular na câmara anterior ou posterior (se não tiver indicação para LASIK). Operar astigmatismo é na atualidade uma opção muito segura apesar de, à semelhança de qualquer cirurgia, existirem alguns riscos e complicações que devem ser considerados.

O astigmatismo pode ainda ser tratado com lentes intra-oculares, colocadas no saco capsular em doentes com mais de 45-50 anos, assim como a presbiopia e outros erros refrativos.

Nos doentes que padecem de astigmatismo e miopia juntos, a cirurgia de astigmatismo e miopia permite corrigir em simultâneo os dois erros refrativos. De igual modo, as técnicas utilizadas com mais frequência são o LASIK e lentes intra-oculares.

Os resultados cirúrgicos são ótimos, se tivermos em conta os exames complementares de diagnóstico, as indicações e contra indicações das técnicas cirúrgicas, baseados na idade, valores e estabilização do astigmatismo.

Resultado de imagem para cirurgia de astigmatismo