O que é Cirurgia Refrativa a Laser LASIK e PRK?
É o procedimento que tem como objetivo corrigir erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) para reduzir ou eliminar a necessidade do uso de óculos e lentes de contato. A cirurgia pode ser feita pela aplicação de diferentes técnicas cirúrgicas. As mais utilizadas são o LASIK e o PRK. Para que se obtenha um resultado ideal na cirurgia, é muito importante a avaliação pré-operatória determinando as condições ideais. As expectativas do paciente devem ser claramente determinadas e esclarecidas, sendo necessário que o mesmo esteja ciente das complicações, embora raras, que possam ocorrer.
TÉCNICAS CIRÚRGICAS
O que é LASIK?
É a técnica mais utilizada no mundo para correção de grau a laser, tanto para miopia, quanto hipermetropia, astigmatismo, e alguns casos de presbiopia. É realizado um corte ultrafino na camada anterior da córnea, o que permite a aplicação do laser na sua camada interna. Sendo assim, há menor superfície a cicatrizar, menos desconforto no pós- operatório e a recuperação visual costuma ser rápida.
Como ocorre o procedimento?
Depois de o olho ter sido anestesiado com colírio, um dispositivo especial (bléfaro) é colocado entre as pálpebras para impedir que você pisque.
Em seguida, cria-se um disco, que é um pequeno corte na camada anterior da córnea, com o auxílio de um aparelho chamado microcerátomo. O disco é levantado antes da aplicação do laser, que é utilizado para esculpir a córnea. Durante esse processo, você poderá sentir uma pequena pressão no olho.
Você deverá olhar diretamente para a luz piloto do Excimer Laser enquanto a sua córnea é remodelada. Da mesma forma que no PRK, o laser torna a córnea mais plana para tratar a miopia, mais curva para tratar a hipermetropia ou mais esférica para o astigmatismo. O disco é, então, reposicionado sem necessidade de pontos.
O que é PRK?
No PRK a correção do grau é realizada através da aplicação do laser na superfície da córnea. Este tratamento é indicado para pacientes que tem córneas mais finas, assimétricas ou são pacientes em geral mais jovens. É uma técnica muito segura, porém a recuperação visual é mais lenta. No pós-operatório é fundamental evitar a exposição dos olhos ao sol por um período de 1 ano após a cirurgia.
Como ocorre o procedimento?
Depois de o olho ter sido anestesiado com colírio, um dispositivo especial (bléfaro) é colocado entre as pálpebras para impedir que você pisque.
Em seguida, o cirurgião removerá o epitélio, uma fina camada que cobre a córnea. Durante a cirurgia, você olhará fixamente a luz piloto do Excimer Laser. Por cerca de alguns segundos, o laser removerá microscópicas quantidades de tecido corneano, enquanto esculpe a superfície da córnea. Alterando-se a forma e incidência, o facho do laser torna a córnea mais plana para corrigir a miopia, mais curva para corrigir hipermetropia e/ou mais esférica para a correção do astigmatismo.
Após o PRK, o cirurgião colocará uma lente de contato terapêutica, que será removida dentro de 5 a 7 dias.