Facoemulsificação
A faco-emulsificação é a técnica atual de cirurgia de catarata. Esta técnica permite que o médico retire a catarata por uma micro incisão de 2,75 milímetros na córnea.A ponteira do equipamento emite ondas de ultrassom fazendo a fragmentação da catarata, que permite sua aspiração. A mesma incisão é utilizada para inserir a lente intra ocular, que é dobrável e permite sua colocação sem necessidade de aumentar o tamanho do corte na córnea.
A cirurgia é relativamente rápida, cerca de 20 minutos e envolve tecnologia super avançada, permitindo que o paciente seja operado sem dor e sem necessidade de ficar internado, sendo liberado para casa no mesmo dia.
A técnica utiliza ultrassom com ou sem laser para a retirada da catarata. O laser não melhora o resultado da cirurgia.
Depois da cirurgia o paciente é acompanhado e deve usar colírios para diminuir a inflamação e o risco de infecção.
O risco de uma complicação grave nesta cirurgia é extremamente baixo se forem seguidos todos os cuidados necessários com equipamento e técnica cirúrgica.
Cuidados no pós operatórios
Depois da cirurgia o paciente usa colírio por algumas semanas com o objetivo de controlar a inflamação e diminuir a chance de infecção. Também costuma-se utilizar um protetor de acrílico para proteger o olho operado durante as quatro primeiras noites depois da cirurgia, para evitar que aperte o olho.
Deve-se evitar abaixar muito a cabeça nos primeiros dias, assim como evitar contato com água potencialmente contaminada como mar, piscina ou sauna. Claro que o paciente deve evitar substâncias sujas nos olhos, assim como pancadas na cabeça ou no olho. A visão geralmente começa a melhorar no no dia seguinte da cirurgia, levando até três semana para estabilizar. Geralmente esperamos pelo menos duas a três semanas para operar o segundo olho, no caso de cataratas bilaterais.